11 dicas para manter a calma e controlar a ansiedade

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Quando a ansiedade é muito grande, pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença

A RaiaDrogasil e a Thrive Global formaram uma parceria para ajudá-lo a manter sua saúde e bem-estar durante a pandemia do coronavírus

Publicado originalmente por Rebecca Muller, editora de comunidade da Thrive Global

 

Experimentar sentimentos de ansiedade e incerteza durante este período é perfeitamente comum. Mas é importante saber que é possível mudar sua mentalidade e passar, do medo e da preocupação, para um lugar mais calmo e fundamentado. E essa mudança mental, geralmente, começa com as pequenas ações que compõem nosso dia a dia. Experimente estas dicas:

1. Defina um horário de encerramento de notícias no final de cada dia

Manter-se atualizado com as notícias, o dia todo e a noite toda, é incrivelmente atraente, mas essas atualizações constantes podem estar aumentando sua ansiedade. Definir um horário, todas as noites, para parar de assistir as notícias pode ajudá-lo a dormir melhor. Ter o descanso de que precisa pode até ajudar a colocar essas notícias estressantes em perspectiva.

2. Mantenha seu celular carregando fora do quarto durante a noite

Muitos de nós estamos acostumados a dormir com nossos celulares carregando ao lado de nossas camas, mas estudos mostram que manter a tecnologia fora do quarto pode ajudar a aliviar o estresse. Desconectar ajudará você a dormir melhor, a se recarregar e reconectar-se ao seu eu mais resiliente.

3. Anote uma coisa pela qual você é grato – uma por dia

Muitas vezes esquecemos que a gratidão desempenha um papel importante – e comprovado por pesquisas – a gratidão cumpre um papel importante na redução de nossos níveis de estresse e ansiedade. Quando você toma um momento para refletir sobre algo pelo qual está agradecido, na verdade, você está convencendo o cérebro a explorar emoções mais positivas.

4. Ao acordar, respire fundo três vezes antes de começar o dia

É tentador pegar o telefone celular assim que acordamos. Mas ir direto para sua caixa de entrada de mensagens pode fazer com que se sinta ansioso e que defina o tom errado para esse dia que acaba de começar. Em vez disso, fique um momento na cama para respirar, inalando e exalando o ar, pelo menos três vezes. A simples pausa para a respiração consciente pode ajudá-lo a começar o dia com uma nota mais calma.

5. Durante as suas pausas, faça algo que lhe traga alegria

Seja olhar fotos antigas de família, que sejam aconchegantes e alegres, ou brincar com o cachorro, ou assistir a um videoclipe engraçado online, pausar durante o dia para fazer algo que o faça sorrir pode contribuir para o seu bem-estar e reduzir seu estresse geral.

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6. Estenda a mão para alguém que você ama uma vez por dia

Estar fisicamente isolado não significa que você está emocionalmente afastado das pessoas em sua vida. Fazer questão de ligar para, pelo menos, um amigo, ou para um membro da família, todos os dias, pode ajudá-lo a se sentir mais calmo e conectado em momentos de ansiedade.

7. Dedique alguns minutos para meditar

Se você estiver estressado ou em pânico com o que está acontecendo no mundo, a meditação da atenção plena é uma ótima ferramenta para recuperar a calma – e você pode praticá-la a qualquer hora e em qualquer lugar. Um jeito simples de fazer isso é sentar e se concentrar na respiração: quando pensamentos ansiosos entrarem em sua mente, traga sua atenção de volta para a respiração. Isto ajuda a lembrá-lo de permanecer no momento presente.

8. Abra a janela enquanto trabalha

Se puder, abra uma janela e respire um pouco de ar fresco. Pesquisas mostram que os benefícios do ar fresco são reais – e podem fazer uma diferença na sua saúde física e mental.

9. Programe uma pausa para um cafezinho virtual com um amigo

O isolamento social pode ter efeitos negativos poderosos sobre a sua saúde, mas passar tempo com outras pessoas – mesmo que virtualmente – ajuda a permanecer conectado.

10. Revisite um hobby de infância que você amou

Entrar em uma atividade nostálgica pode ajudar a aumentar sua felicidade quando as notícias estressam. Pode parecer bobagem, mas experimentar um dos seus passatempos favoritos da infância – seja um livro de colorir ou um quebra-cabeça divertido  – pode ajudar a relaxar e se sentir alegre.

11. Reflita sobre uma dificuldade anterior que você superou

Quando estamos lutando no momento presente, faz bem recordar de um momento específico do passado, em que enfrentamos um grande obstáculo. Isto nos ajuda a lembrar que já passamos por situações difíceis antes, e dentro de nós existe uma capacidade de suportar e, eventualmente, superar as dificuldades.

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