20 micropassos para adotar no seu dia e viver mais saudável

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Conforme o coronavírus se espalhou pelo mundo, o trabalho e a vida, como conhecemos, foram seriamente interrompidos. Para ajudá-lo a navegar neste novo normal com mais calma e confiança, a RD Raia Drogasil fez uma parceria com a Thrive Global com a finalidade de fornecer os recursos necessários para melhorar a sua resiliência mental em um momento que você mais pode precisar.

Os micropassos são pequenas ações apoiadas pela ciência que trazem benefícios imediatos e duradouros para a sua vida. No momento em que as pessoas se sentem impotentes, a Thrive Global fornece centenas de pequenos passos para melhorar a vida e o trabalho durante a pandemia da Covid-19. E biblioteca de micropassos evolui todos os dias para atender às necessidades das pessoas:

Defina um horário para encerramento de notícias no final do dia. Embora ser informado possa ajudar a nos sentirmos mais preparados em meio a uma crise de saúde pública, estabelecer limites saudáveis, para ouvir as notícias, pode nos ajudar a ter uma noite de sono restauradora e colocar em perspectiva as notícias estressantes.

Escolha uma opção de comida saudável para substituir as guloseimas e petiscos. Se perceber que está buscando alimentos que não são saudáveis ou comidas prazenteiras, encontre um lanche delicioso que também proporcione essa indulgência para consigo mesmo ?EUR” sem açúcar. Sirva-se de morangos ou amoras, em vez de um pão de canela, ou uma vitamina no lugar do sorvete.

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Faça uma lista de coisas pelas quais sente gratidão, antes de dormir. Anotar o que você agradece, no final do dia, reduzirá seus níveis de estresse, afastará sua mente das notícias do dia e proporcionará uma sensação maior de calma à noite.

Ao acordar, não comece o dia olhando para o seu celular. Reserve pelo menos um minuto para se concentrar em suas intenções para esse dia, pelo que você é grato, ou simplesmente faça algumas respirações conscientemente, em vez de conferir as últimas notícias sobre o coronavírus.

Quando receber uma notificação que cause estresse, faça uma pausa e concentre-se por 10 segundos na subida e descida da sua respiração. A respiração consciente ativa o sistema nervoso parassimpático, que é responsável por baixar o hormônio cortisol e o nível geral de inflamação.

Todas as vezes que limpar uma superfície, tome um copo de água. Esta é uma excelente maneira de fazer algo pelo seu ambiente e pelo seu corpo ao mesmo tempo.

No início de cada dia, faça uma lista das três principais coisas que você deseja realizar nesse dia. Na ausência de suas rotinas normais, no local de trabalho, é fácil sentir-se sem foco. Dê a si mesmo clareza e estrutura com três objetivos, todos os dias.

Certifique-se de fazer movimentos ao longo do dia. Por exemplo, ande pela casa (ou mesmo pela sala) enquanto fala ao telefone.

Desligue-se do seu trabalho remoto no mesmo horário em que você normalmente sairia do escritório. É fácil deixar seu dia de trabalho durar mais tempo quando você não tem que percorrer o trajeto habitual para casa, mas é importante aproveitar a noite para descansar e recarregar, para que possa trabalhar de maneira sustentável.

Planeje com seu parceiro para fazerem as refeições um para o outro. Dependendo das exigências do seu dia de trabalho, um pode preparar o almoço, enquanto o outro pode cuidar da janta. É uma boa maneira de compartilhar a carga e encontrar tempo para se conectar – e ter um plano antecipado, ajudará a evitar a ingestão de refeições não saudáveis de última hora.

Juntamente com seus filhos, crie uma regra para ajudá-los a entender quando você estiver disponível. Talvez seja uma sala específica, um sinal divertido que vocês façam juntos ou uma porta aberta/fechada que os ajude a entender quando você está trabalhando e quando não está. Um limite saudável facilitará para todos vocês.

Escolha um bom amigo para trabalhar de casa. Quando você está trabalhando remotamente, é fácil sentir-se desconectado da sua equipe principal. Peça a alguém, com quem você se relaciona, para ser seu amigo enquanto trabalha remotamente. Vocês podem se consultar diariamente, ou fazer uma pausa virtual, para um café, a cada semana. Isso permite que você continue priorizando as conexões importantes.

Quando estiver se sentindo sozinho, programe um cafézinho virtual com um amigo. O isolamento social pode ter efeitos poderosamente negativo sobre sua saúde, mas passar tempo com outras pessoas – mesmo que virtualmente – ajuda a ficar conectado.

No final de cada intervalo para almoço, dê um toque para um colega de trabalho e pergunte como ele/a está. Desta forma, você cultiva conexões valiosas como sendo a decoração de sua refeição saudável.

Reserve um momento, para se recarregar e reiniciar, antes de falar com seu filho. Não fale com seu filho sobre o vírus enquanto estiver estressado, em pânico, ou ainda processando a última reportagem. Em vez disso, reserve um minuto para respirar e refletir sobre a mensagem que deseja comunicar. [originário do Child Mind Institute]

Aproveite a oportunidade para definir (ou redefinir) limites para a tecnologia de seu filho. Se seu filho tiver acesso a um celular ou tablet, revise os controles parentais. A exposição não supervisionada a notícias e mídia, durante uma crise, pode levar ao estresse e ao medo.

Faça uma programação, todas as noites, para o dia seguinte. Cada membro da família pode compartilhar o que está acontecendo no dia deles, e seus filhos podem adicionar atividades como regar as plantas, projetos de arte e leitura, bem como sobre as refeições e intervalos para lanches. Isto replica a estrutura à qual estão acostumados na escola e, ao mesmo tempo, ajuda a planejar com antecedência. [Origem: Paul]

Quando seus filhos estiverem lavando as mãos, lembre-os de que seus hábitos saudáveis estão ajudando outras pessoas. Você pode até mesmo convidá-los a nomear as pessoas que eles estão beneficiando com a lavagem das mãos, isto é para reforçar que eles estão fazendo a diferença.

Programe uma verificação regular com seus pais ou parente. Coloque um lembrete diário em seu celular. Mesmo uma ligação rápida, ou um texto, fará com que se sintam mais conectados em um momento isolado.

Pegue alimentos e suprimentos extras para seus pais na próxima vez que você fizer compras. Se eles estão no grupo de alto risco, ajude-os a evitar multidões adicionando-os à sua ida regular de compras. Se isso não for possível, aconselhe-os a estocar alimentos não perecíveis na próxima vez que fizerem compras.

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