5 pequenos hábitos para prosperar em tempos de incerteza

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Estratégias simples para aumentar a sua sensação de calma nestes tempos de incertezas. 

A RaiaDrogasil e a Thrive Global formaram uma parceria para ajudá-lo a manter a sua saúde e bem-estar durante a pandemia do coronavírus.  

Publicado originalmente por Elaine Lipworth, Escritora de Conteúdo na Thrive Global

Um dos aspectos mais desafiadores desta pandemia é a incerteza. É difícil prever algo e chegar a algumas conclusões. Nem mesmo os especialistas conseguem assegurar algo concreto sobre quando a vida retornará ao ?EURoenormal?EUR?. O fato de não conseguir completar nossas análises, causa essa sensação de incerteza que consegue impactar negativamente a saúde física e mental.

A boa notícia é que existem passos inteligentes e simples, que podem ser dados para prosperar, mesmo em tempos de tamanha incerteza. Aqui estão cinco micropassos para ajudar a acalmar a sua ansiedade, diminuir o estresse e fortalecer o seu otimismo.

Complete um projeto com um resultado visível

Em tempos de crise, fica difícil ver e concluir essa visão, ou prever como tudo isso terminará. ?EURoeJá que não podemos controlar a pandemia, podemos controlar o final das coisas que nós mesmos começamos?EUR? ?EUR” disse à Thrive Martha Ringer, uma consultora de negócios e coach.

É por isso que realizar pequenas atividades diariamente pode trazer muitos benefícios nestes tempos. O sentido psicológico de completar um projeto de curto prazo, como cozinhar, costurar e pintar, está satisfazendo e confortando ?EUR” e esse é um contraste muito necessário para a incerteza geral que sentimos.

Medite alguns minutos todos os dias

Adotar uma breve prática diária de meditação pode nos ajudar a lidar com pensamentos intrusos relacionados ao coronavírus e também a controlar o nosso pânico, a ansiedade e até as dores de cabeça que podem surgir como resultado dessa situação, disse à Thrive Maria Beatriz Currier, MD, Diretora Médica do Centro de Apoio ao Paciente com Câncer do Instituto do Câncer de Miami, e psiquiatra psicossomática.

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Um estudo de 2018, sobre terapia cognitivo-comportamental e Meditação da Atenção Plena, constatou que breves sessões de meditação podem aliviar os sintomas de transtorno do pânico, reduzir as emoções negativas em geral, e diminuir os batimentos cardíacos. Currier recomenda começar com apenas dois minutos de meditação por dia, para que o hábito seja facilmente incorporado à sua rotina.

Estabeleça limites para as notícias

A cobertura da pandemia do coronavírus tomou conta das notícias na TV, da Internet e de nossos feeds na mídia social. E, a cada dia que passa, torna-se cada vez mais desafiador fazer uma pausa na ansiedade e no medo que aparecem em nossas telas. Escolher um horário claro para cortar o consumo de notícias ajuda a limitar sua exposição ao noticiário e a garantir tempo para as atividades que acalmam.

Aprenda algo novo

Expandir nossos horizontes pode ajudar a sermos mais positivos e otimistas em relação ao futuro, disse à Thrive Inna Khazan, Ph.D, psicóloga em saúde e desempenho e professora de psiquiatria na Escola de Medicina de Harvard.

?EURoeSe você estiver com mais tempo livre em casa, considere mergulhar em projetos que nunca realizou antes por falta de tempo?EUR?, diz Khazan, como aprender um novo idioma, descobrir mais sobre a história ou tocar um instrumento. Seja o que for, no entanto, certifique-se de que esteja aliviando a pressão. Não é hora de querer que esse objetivo seja completamente dominado ou perfeito.

Fique atento ao pensamento negativo

De acordo com uma pesquisa, a linguagem negativa pode ativar o “centro do medo” do cérebro e, com isso, afetar nossa capacidade de raciocinar. Quando você tiver um pensamento negativo, substitua-o por outro que seja mais empoderador.

Por exemplo, em vez de dizer: “Sou forçado a ficar em casa”, tente dizer: “Sou grato por estar seguro em casa”. Essa reformulação simples pode estimular seu espírito, sua saúde mental e ajudar a preencher este tempo incerto com uma sensação de possibilidade e otimismo.

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