7 dicas simples para manter o foco no home office

Conteúdo em parceria com:

Conteúdo em parceria com:

A mentalidade certa e estas dicas farão toda a diferença durante o home office

A RaiaDrogasil e a Thrive Global formaram uma parceria para ajudá-lo a manter sua saúde e bem-estar durante a pandemia do coronavírus

Publicado originalmente por Elaine Lipworth, Escritora de conteúdo na Thrive Global

Como escritora da Thrive, trabalhar de casa, e não em um ambiente de escritório, às vezes é algo desafiador para mim. Ficar focada no trabalho e ser produtiva requer disciplina. Permanecer entusiasmada sem o apoio moral da sua equipe, para compartilhar ideias –e rir– significa ser sua própria líder de torcida.

Achei importante focar nos benefícios positivos de trabalhar remotamente, sem o deslocamento diário e com liberdade para criar minha própria programação. Aqui estão algumas das minhas ideias:

Faça uma lista do trabalho que deve ser feito antes de dormir

Antes de ir para a cama, faço uma lista do que quero fazer  no dia seguinte e a envio por e-mail, a mim mesma, juntamente com palavras muito positivas de encorajamento, mesmo que eu não me sinta daquela maneira. Por exemplo: ?EURoeVocê é incrível e está conseguindo fazer tudo”. (Algumas vezes, também desenho uma carinha feliz ou um coração).

Levante, vista-se e vá para o ?EURoeescritório?EUR?

Acho que levantar cedo (por volta das 7 da manhã) e me vestir são coisas que me ajudam! Não sinto que farei um bom trabalho profissional se ficar de pijama ou de moletom. Se estou com energia, começo com exercícios físicos ?EUR” mesmo que seja alguns alongamentos.

Durante o home office, trabalho melhor na mesa do meu escritório, com a porta fechada. É bom ter um espaço de trabalho designado, quando possível, em vez de sentar na mesa da cozinha ou no quarto, para manter as coisas separadas. Simbolicamente, é como entrar no escritório “real”.

Veja também:

Estabeleça uma intenção e anote-a

Quando estou decidida, estabeleço uma intenção clara para a tarefa a ser feita (para mim que, invariavelmente, estou escrevendo ou terminando um artigo). Aprendi sobre o poder das intenções com meus mentores, Drs. Ron e Mary Hulnick, pioneiros no campo da psicologia espiritual e fundadores da Universidade de Santa Monica  (USM).

Por exemplo, anotarei em um caderno: “Estou completando meu texto com facilidade, usando todas as minhas habilidades –e fazendo o meu melhor.” Escrevê-lo no tempo presente envia uma mensagem a mim mesma que realizarei aquilo a que me propus fazer.

Trabalhe durante uma hora ?EUR” ou duas

Gosto de trabalhar em blocos fáceis de gerenciar, ou em “horas de foco” (algo que aprendi com uma amiga, a consultora de negócios/coach, Martha Ringer). Seguir micropassos, que não são assustadores, significa que é fácil ser disciplinado e focado, porque você não está pedindo a si mesmo para ficar sentado por um longo tempo.

Uma vez que tenha começado, não respondo e-mails, textos ou chamadas e resisto a olhar para as mídias sociais. Se eu estiver engajada no projeto, no final da minha temporada restrita, continuarei por mais uma hora.

Faça uma pausa apropriada

Quando a hora (ou sessão dupla) termina, sempre paro para um merecido descanso (é até comemorativo), uma pausa antes de prosseguir para a próxima tarefa no home office. Hora de fazer um lanche, ouvir um podcast, ler um poema ou dar um passeio.

Conecte-se com um colega

Os desafios envolvidos no trabalho remoto incluem sentir-me isolada, triste ou ansiosa. Por isso é importante que eu me conecte regularmente com um amigo, integrante da família ou colega que seja calmo e firme (e de preferência engraçado, neste momento que passamos!). O apoio é uma chave importantíssima. Entre as tarefas, gosto de ligar para um amigo para compartilhar experiências e obter algum feedback positivo.

Pare de trabalhar e cuide de si mesmo

É difícil não continuar trabalhando quando se está em casa, porque pode parecer que nenhuma tarefa foi concluída. Para mim, é importante parar em um determinado momento e fazer algo que eu amo –como assistir a um programa engraçado, ler, ou simplesmente relaxar durante o jantar com minha família e amigos.

Veja também: