Cinco tipos de chá que podem ajudar a dormir melhor

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O consumo de chá para relaxar e dormir melhor é o tipo de dica que passa de geração para geração, há séculos, como um dos remédios naturais para uma noie de sono tranqulo. Ainda que não existam evidências científicas suficientes para comprovar a eficácia dos efeitos calmantes e sedativos de algumas ervas para todas as pessoas, a fitoterapia tem sido usada como uma alternativa no auxílio ao combate à insônia.

Vale lembrar que um chá com propriedades relaxantes não faz milagre: a dificuldade para adormecer normalmente está associada a outros elementos, como o estresse, a ansiedade, a depressão ou até mesmo como um sintoma de alguma doença ou condição crônica.

O site de saúde e bem-estar Cuidaí dá algumas dicas de chás cujas substâncias podem ajudar a adormecer:

Camomila

Durante anos, o chá de camomila tem sido usado como remédio natural para reduzir a inflamação e a ansiedade e tratar a insônia. A camomila tem substâncias que facilitam a indução do sono.

Seus efeitos calmantes podem ser atribuídos a um antioxidante chamado apigenina, que se liga a receptores específicos do cérebro que podem diminuir a ansiedade e iniciar o sono.

Ainda que as evidências científicas para apoiar os benefícios da camomila sejam inconsistentes, alguns estudos indicam resultados encorajadores. Mais estudos são necessários para comprovar os efeitos do chá de camomila no sono.

Erva-cidreira

O chá das folhas secas da erva-cidreira são usadas para reduzir o estresse e ajudar a dormir melhor desde a Idade Média. Além do efeito calmante, o chá também alivia desconfortos estomacais.

As evidências mostram que a erva-cidreira aumenta os níveis do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico em camundongos, indicando que ela pode atuar como sedativo. Para quem tem problemas crônicos de sono, beber chá de erva-cidreira antes de dormir pode ajudar.

Lavanda

A lavanda é uma erva conhecida por seu aroma calmante. O chá de lavanda é feito dos pequenos brotos roxos da planta. Muitas pessoas bebem chá de lavanda para relaxar, acalmar e ajudar no sono.

De fato, há poucas pesquisas para apoiar estes supostos benefícios. Um estudo em 67 mulheres com insônia indicou redução na freqüência cardíaca, além de melhorias no sono após 20 minutos de inalação de lavanda duas vezes por semana durante três meses.

Embora existam poucas evidências cientifícas de que a lavanda melhore a qualidade do sono, seu aroma relaxante pode facilitar o sono.

Valeriana

A valeriana é uma erva que tem sido usada há séculos para tratar problemas como insônia, estresse e dores de cabeça.

Mas os cientistas não sabem ao certo como a raiz de valeriana funciona para melhorar o sono. Uma teoria é a de que ela aumenta os níveis de um neurotransmissor chamado ácido gama-aminobutírico. Quando há grandes quantidades deste neurotransmissor, a sonolência aumenta ?EUR” é com base neste mecanismo que alguns medicamentos contra a ansiedade atuam no organismo.

Estudos menores sugerem que a raiz de valeriana pode melhorar a qualidade geral do sono, encurtando o tempo necessário para adormecer e diminuindo os despertares noturnos. É importante observar que essas descobertas foram baseadas nos relatos de participantes, que são subjetivos.

Passiflora

A passiflora é a flor do maracujá, e tem sido usada para aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Em conjunto com a valeriana, pode ajudar a reduzir os sintomas de insônia.

Por exemplo, um estudo em 40 adultos saudáveis descobriu que aqueles que bebiam chá de maracujá diariamente por 1 semana relataram uma qualidade de sono significativamente melhor, em comparação com os participantes que não tomaram o chá.

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