Como o farmacêutico online pode ajudar a cuidar da saúde

Durante a pandemia do novo coronavírus, o farmacêutico também está na linha de frente do combate à Covid-19, assim como os médicos e enfermeiros. Sem que você deixe o isolamento, o farmacêutico online pode orientar sobre o uso seguro de medicamentos e os riscos da automedicação e da interação medicamentosa, com informações com base em evidências científicas.

A assistência farmacêutica do Saúde em Dia disponibiliza um farmacêutico online da Raia Drogasil de segunda a sábado, das 7h às 21h, para tirar dúvidas pelo telefone 0800 979 7242. Você também pode enviar um e-mail para falefarma@rd.com.br ou pedir informações por meio no nosso chat (clique aqui para acessá-lo).

Veja também:

Mas lembre-se de que não pode prescrever medicamentos ou renovar a sua receita de medicamentos. Para isso, é necessário buscar um médico de sua confiança ou o serviço de telemedicina, sem precisar sair de casa. O farmacêutico também não orienta casos de automedicação, já que a prática apresenta riscos para os pacientes.

Como o farmacêutico online pode ajudar?

O farmacêutico é habilitado para tirar dúvidas sobre as prescrições indicadas por médicos. Entre as dúvidas mais comuns que o profissional pode ajudar estão as relacionadas à posologia, ou seja, a dosagem adequada, a frequência com a qual o remédio deve ser tomado e até mesmo a duração recomendada para o tratamento. Ele também pode indicar se é melhor tomar em jejum, depois de comer ou antes de dormir, por exemplo.

O profissional também pode dar orientações sobre as contra-indicações de determinados medicamentos, como o uso por gestantes, lactantes, crianças ou pessoas com doenças crônicas, como pacientes com cardiopatias, hipertensos, diabéticos. Ele também pode falar sobre a interferência das substâncias em testes laboratoriais e na interação com álcool e alguns alimentos.

Cabe a ele também explicar sobre possíveis efeitos colaterais e alertar sobre misturas de remédios que podem ser nocivas ao corpo humano, afetando os órgãos, ocultando doenças mais graves e até mesmo causar outras efermidades.

Se você tiver alguma dúvida sobre alguma informação da bula do medicamento, o farmacêutico online também pode esclarecer.

Veja também: