Como higienizar alimentos para evitar o coronavírus?

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Higienizar alimentos e embalagens que vêm de fora corretamente é uma das medidas no combate ao novo coronavírus. Não há relatos de casos de transmissão da Covid-19 pela comida. Mas é importante lavar as mãos com frequência antes e depois de manusear os alimentos e usar máscara caseira no contato com o entregador na porta de casa ou durante as compras no supermercado.

A médica Ana Escobar, autora do e-book Fique em casa com segurança: dicas práticas, sugere um ritual a ser seguido com alimentos que vêm de fora. No caso do delivery (serviços de entrega em geral), mantenha distância de pelo menos 1 metro do entregador ?EUR” assim, os dois estarão protegidos, ressalta a médica.

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Dê preferência para o pagamento online. Se precisar efetuar o pagamento no ato da entrega, evite usar dinheiro em espécie. Ao fazer o pagamento com cartão, tente não tocar a máquina: vale colocar a senha usando cotonete, palito de dente ou algum objeto similar e descartável. O cartão usado também deve ser higienizado com álcool gel 70% ou água e sabão.

A embalagem deve ser colocada na pia, e o alimento transferido para um recipiente limpo ?EUR” as embalagens devem ser jogadas fora, assim como as sacolas de papel (sacolas de plástico podem ser lavadas com água e sabão). Após este ritual, não se esqueça de higienizar as mãos e a pia com água e sabão.

No caso de compras feitas no supermercado, nunca coloque nenhuma sacola sobre a mesa de refeições; elas devem ficar no chão até que você consiga higienizar os alimentos. Lave embalagens como latas, garrafas e plásticos com água e sabão; até mesmo as sacolas devem ser lavadas.

Frutas, verduras e legumes devem ser desinfectadas com hipoclorito de sódio ou água sanitária ?EUR”para cada litro de água, usar uma colher de água sanitária; deixe de molho por 15 minutos e enxágue novamente os alimentos em água corrente para retirar qualquer resíduo.

Quais alimentos devemos ter em casa durante o isolamento?

Durante o isolamento, uma das regras é não ir ao supermercado sem necessidade ?EUR”sempre que possível, faça a compra online. O ideal é ter em casa alimentos que, além de serem importantes para manter a imunidade em dia, não sejam tão perecíveis. Mas lembre-se de que não é preciso estocar alimentos.

O site de alimentação saudável e bem-estar Cuidaí destaca que uma geladeira saudável deve ter ?EURoeproteína, quantidades moderadas de gorduras saudáveis ?EUR

Na sua lista de compras, dê preferências para proteínas como o frango sem pele, cortes magros de carne vermelha ou suína, peixes, grão de bico e ovos. Exceto os ovos, todos os outros são congeláveis. Carboidratos, como vegetais ricos em fibras e proteínas, além do amido, grãos, legumes e frutas também são uma boa pedida.

Milho, ervilha, feijão e brócolis, além do arroz, da mandioca, do alho e da abóbora são algumas opções. Frutas como maçã, limão, abacate e manga demoram mais para estragar. E lembre-se de que frutas e legumes da estação são mais frescos e mais baratos. Veja a lista completa de alimentos.


 

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