Cuidados para evitar coronavírus protegem contra resfriados e gripes

Usar máscara, lavar as mãos, distanciamento social…Os mesmos cuidados para evitar o COVID-19 também ajudam a proteger contra resfriados e gripes. Enquanto as autoridades de saúde se preparam para uma temporada de doenças respiratórias no outono e inverno, os especialistas estão encorajando o público a continuar atento não só para prevenir o coronavírus, mas também os demais vírus respiratórios. 

Coronavírus, resfriados e gripes: Diferentes, mas semelhantes

Existem diferenças entre eles. Mas, basicamente todos são transmitidos da mesma maneira.

Assim, as gotículas respiratórias normais que carregam resfriado comum ou gripe são grandes e geralmente causam infecção por contato direto. Ou através de uma superfície contaminada onde caíram. E, embora ainda haja muito a aprender sobre o COVID-19, já sabemos que ele se espalha da mesma forma.

Ano passado, pouco se entendia sobre o coronavírus. Mas, as medidas adotadas para barrar a pandemia surtiram efeito. Segundo a Infogripe, da Fiocruz, o número de ocorrências de síndromes respiratórias graves causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), um dos mais comuns entre março e junho, caiu 76,4% entre janeiro e agosto de 2020 quando comparado à média dos últimos três anos nos mesmos meses. Além disso, os casos de gripe tiveram uma redução de 62,2%. 

Já de acordo com o Ministério da Saúde, os óbitos por gripe diminuíram de 522 em 2019 para 232 em 2020.  A quarentena foi um fator de contenção dos casos. E essa diminuição também foi observada em outros países e com outras doenças de transmissão respiratória.

O lado positivo dessa diminuição é que sobra mais capacidade hospitalar para tratamento de COVID-19. Contudo, também existe o medo de a redução inédita de casos ter um impacto negativo na vacinação. 

Porque máscaras são importantes

A transmissão por gotículas é a razão pela qual o uso da máscara é tão importante. As máscaras atuam como uma barreira que impede que gotas maiores sejam transmitidas, diminuindo o risco de propagação.

Ou seja, elas protegem contra a entrada e a saída do vírus. Então, se todos usassem máscaras, a capacidade desses vírus de serem transmitidos cairia. 

Portanto, além de tomar a vacina contra a gripe, os especialistas estão pedindo ao público que mantenha as medidas de prevenção de infecções à medida que a temporada de gripes e resfriados se aproxima. 

Para barrar coronavírus, resfriados e gripes

  • Faça o distanciamento social
  • Continue usando a máscara
  • Lave as mãos 
  • Higienize as superfícies tocadas com frequência
  • Continue a evitar a aglomeração

Leia também: Quem já teve coronavírus deve se vacinar?

%d bloggers like this: