Dexametasona só deve ser usada em casos graves de Covid-19

Uma pesquisa em fase preliminar da Universidade de Oxford, no Reino Unido, apontou que a dexametasona foi capaz de reduzir mortes em casos graves da Covid-19. Entretanto, o medicamento não deve ser usado em pacientes leves e nem mesmo como forma de prevenção ao coronavírus.

A dexametasona é um anti-inflamatório, um corticoide barato e de fácil acesso. Os estudos iniciais apontaram que ele é efetivo nos casos em que as pessoas infectadas pela Covid-19 estão na fase inflamatória e precisam de hospitalização e estão entubadas ou com apoio de oxigênio, quando os pulmões e o sistema cardiovascular estão muito inflamados.

Quem tomar a dexametasona no começo dos sintomas do coronavírus vai acelerar o processo de replicação viral. Por causa de sua ação imunossupressora, ela vai inibir a ação do sistema imunológico, facitando a proliferação do vírus.

Este corticosteroide não combate o coronavírus; ele reduz a inflamação provocada pela doença, ajudando o paciente a obsorver oxigênio durante a ventilação mecânica ou a inalação de oxigênio suplementar.

Veja também: 

O fármaco é usado no tratamento de alergias, doenças inflamatórias e respiratórias. É importante ressaltar que a dexametasona tem efeitos colaterais como a retenção de líquido (o famoso inchaço), fraqueza muscular, problemas de cicatrização e causar irregularidades menstruais, além dos riscos de aumentar a quantidade de açúcar no sangue, de provocar insuficiência cardíaca, hipertensão e depressão.

Dexametasona em casos de Covid

A pesquisa da Universidade Britânica ainda não teve os dados completos divulgados, e sinalizaria que o corticoide é um recurso no tratamento da Covid-19, e não a cura para a doença. Nas UTIs, algum pacientes já recebiam doses do medicamento para reduzir os processos inflamatórios — a prática é recomendada pela Sociedade Brasileira de Infectologia.

O estudo britânico ressaltou que o uso da dexametasona não houve benefícios para pacientes com Covid-19 que não precisavam de ajuda para respirar.

Veja também: