Entenda a importância de praticar exercícios físicos na quarentena

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Com o isolamento social, até mesmo os pequenos deslocamentos diários foram interrompidos, assim como a prática de exercícios físicos em academias, que estão fechadas. Se antes você ia de casa para a escola ou o trabalho, agora só caminha entre a sala e a cozinha.

A prática de exercícios físicos é importante para o corpo, já que eles auxiliam o sistema imunológico, um conjunto de órgãos, tecidos e células que atuam, de forma coordenada, nas defesas do nosso corpo contra infecções causadas por invasores como vírus, bactérias e fungos.

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As atividades físicas aumentam a função das células, que circulam pelo corpo para combater agentes invasores que provocam as doenças. Além disso, quem pratica exercícios físicos tem uma condição cardiorespiratória melhor — lembrando que as vias respiratórias são as mais afetadas pelo novo coronavírus.

Cuidaí destaca que o sedentarismo em tempos de isolamento pode ter impacto não só na sua imunidade, mas também nos sistemas cardiovasculares, respiratórios e até mesmo na química do cérebro, incluindo sintomas relacionados à depressão.

Na hora de se exercitar, lembre-se de respeitar os limites do seu corpo: nada de fazer esforços físicos que você não está acostumado ou de carga mais intensa. Se sentir algum desconforto, diminua o ritmo ou até mesmo interrompa o exercício. Evite lesões para não precisar buscar ajuda médica em um momento em que os hospitais estão sobrecarregados pela Covid-19.

O Cuidaí conversou com o médico Marcello Zaboroski, especialista em ortopedia e traumatologia, que deu dicas de como se exercitar de forma correta.

“Começar com um alongamento é uma excelente ferramenta para evitar lesões e contraturas musculares durante a prática de atividades físicas por todos os tipos de atletas, do iniciante ao avançado”, explica.

Para os idosos, o ideal é a prática de atividades de baixo impacto, como alongamentos e polichinelos.

Quem está acostumado a praticar exercícios físicos pode até improvisar a musculação com o que tem em casa: o saco de 1kg de feijão ou de açúcar, os pacotes de 500g de café e até o saco de 5 kg de arroz. As garrafas de água de 1,5L podem ajudar substituindo os halteres da academia.

O importante é não ficar parado, por mais tentador e confortável que seja o sofá. Vale ginástica, dança e até os aplicativos gratuitos, que ajudam a montar uma rotina de exercícios.

As transmissões ao vivo feitas no Instagram e no YouTube por diversos profissionais, como professores de academias e personal trainers, ajudam não só a manter o corpo em movimento, mas também a estabelecer uma rotina – afinal, você terá um horário marcado para treinar.

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