Fake news: Como notícias falsas afetam a saúde mental

As fake news são um dos grandes destaques da pandemia do COVID-19. Também conhecidas como notícias falsas, elas podem afetar a saúde mental.

Apesar de não ser novidade e acontecer há muito tempo, esse tipo de informação tem ganhado repercussão mundialmente. Isso ocorre por conta da velocidade com que elas são divulgadas. Especialmente por meio das redes sociais como Whatsapp, Facebook e Instagram.

Em março de 2020, o Ministério da Saúde realizou análises para acompanhar as notícias falsas nas redes. Assim, os pesquisadores descobriram que, na época, mais de 185 fake news foram encontradas e compartilhadas entre milhões de usuários.

Como as fake news afetam a saúde mental

A propagação de notícias falsas pode afetar negativamente a saúde mental das pessoas.

Os especialistas dizem que as fake news tem como objetivo manipular a opinião do público. Dessa maneira, tais notícias provocam uma resposta emocional no leitor, trazendo à tona sentimentos como a raiva, a desconfiança, a ansiedade e até a depressão.

O nosso cérebro guarda informações vitais para nossa sobrevivência. Portanto, devemos estar atentos a quais informações devem fazer parte disso.

Dicas de como fugir das fake news

Confirme as informações em uma fonte de notícias confiável

Se você está ficando ansioso com uma história ou afirmação, é essencial verificar com uma fonte confiável. Ou seja, dê uma olhada em um site de notícias que tem um histórico de relatos de fatos para ver se eles são verdadeiros.

Leia também: Quem já teve coronavírus deve se vacinar?

Limite o tempo de checagem das notícias

Imponha um limite sobre o quanto de notícias você está absorvendo. Dessa forma, tente buscar informações positivas sobre o cenário atual.

Além disso, faça práticas que trabalham o relaxamento por meio da respiração. Como por exemplo, a meditação e yoga. Além disso, se você tiver acesso, a terapia presencial ou a online também são opções.

Fake news x coronavírus

As incertezas decorrentes das fakes news que se espalham durante crise do coronavírus geram ansiedade coletiva. Sendo assim, siga as dicas abaixo para lidar com a situação:

  • Ouça o que especialistas reconhecidos estão dizendo sobre o vírus.
  • Aprenda o que puder dessas fontes respeitadas.
  • Discuta o que você pode fazer para se proteger e proteger pessoas que ama.
  • Por fim, faça um plano e se comprometa com ele. Depois, lembre-se de que está fazendo tudo o que pode.

Publicada originalmente em Cuidaí

%d bloggers like this: