Farmácia online amplia assistência para proteger contra o coronavírus

Nestes tempos de pandemia do novo coronavírus, as farmácias estão na linha de frente do combate à Covid-19, ao lado de médicos e enfermeiros. A solução da assistência farmacêutica da Raia Drogasil para facilitar o isolamento social e evitar a disseminação do vírus está no resgate da experiência do passado aliado às novas ferramentas tecnológicas, como a farmácia online.

Antigamente, o farmacêutico do bairro ia até a casa do cliente para entregar remédios e até mesmo para aplicar medicamentos injetáveis intramusculares. Para muitas famílias, ele era o primeiro contato com os cuidados com a saúde. Ele era chamado pelo telefone, quando as redes sociais e a internet ainda não faziam parte das vidas das pessoas.

A RD Saúde em Dia desenvolveu uma ferramenta de busca que indica as unidades da Droga Raia ou Drogasil que ficam mais perto do endereço do cliente e os números de telefone para envio de mensagens por aplicativo de celular ou para o contato por meio do bom e velho telefonema, facilitando a vida de quem não é tão familiarizado com a tecnologia.

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Uma das maiores responsabilidades da assistência farmacêutica hoje ajudar é população a viver de forma mais saudável, além de dar suporte aos integrantes dos grupos de risco, como maiores de 60 anos e pessoas com doenças crônicas, que dependem de medicamentos de controle. Assim, eles não precisam se expor ao vírus e podem se manter saudáveis.

Outro papel importante é com pacientes contaminados pela Covid-19 com quadros mais leves da doença, que devem permanecer em quarentena por 14 dias, facilitando o acesso aos remédios receitados por médicos para aliviar os sintomas, como a febre alta e as dores provocadas pelo vírus no organismo.

Como funciona a entrega aos vizinhos

A ferramenta de busca da RD Saúde em Dia permite que o cliente encontre o telefone da loja mais perto sem que ele precise sair de casa. As duas redes passaram a entregar na vizinhança, a pé e gratuitamente, as encomendas feitas por quem mora em um raio de 300 metros.

Seja por telefone ou mensagem de celular, a pessoa pode tirar suas dúvidas e receber tudo o que precisa das mãos de um funcionário, como era feito há algumas décadas. O pagamento é feito durante a entrega, e recomenda-se o uso de cartões para evitar contato com dinheiro em espécie e, consequentemente, sem risco de contágio da Covid-19 por meio das notas.

Com a entrega feita por um profissional da loja vizinha, é possível garantir um atendimento mais humano e prático — com o pedido, pode ir até uma mensagem de solidariedade e carinho para enfrentar este momento difícil. Desta forma, cada loja contribui ativamente com a proteção da comunidade que vive ao seu redor, e todos ficam mais seguros contra a Covid-19.

Para quem precisa de medicamentos e não vive dentro na área de 300m de entrega a pé, uma outra solução bastante familiar foi a retirada nas lojas que possuem estacionamento. O cliente pode fazer seu pedido por mensagem de celular ou telefonema, e o retira de carro — se preferir, sem sair do veículo, reduzindo o tempo de espera pelo remédio e os custos de frete.

Nos dois casos, a receita médica pode ser enviada por foto, pelo aplicativo de mensagens do celular, ou apresentada na entrega do medicamento. Vale também para medicamentos controlados — neste caso, o funcionário retira a via que deve ficar retida com a farmácia. Outra opção é a prescrição digital, caso o médico emita a receita online.

Farmácia online também é opção segura

Para quem vive mais distante de uma das lojas ou não tem meios seguros de fazer a retirada do pedido no estacionamento, a sugestão é a compra na farmácia online pelo e-commerce e os aplicativos das duas redes, Droga Raia e Drogasil. Com a farmácia online, ninguém corre o risco de ficar sem assistência farmacêutica durante a crise do coronavírus.

A farmácia ainda dá suporte à população com a realização dos chamados testes rápidos de Covid-19, com base na identificação de anticorpos que o corpo desenvolve ao combater a doença. Vale lembrar que este é um procedimento que ainda está em processo de implantação — é preciso checar o agendamento na loja mais próxima.

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