Guia dá dicas do uso correto da máscara para evitar a Covid-19 no trabalho

Um guia elaborado pela USP (Universidade de São Paulo) ajuda a orientar as pessoas que voltarão ao trabalho em áreas públicas sobre o uso da máscara de proteção contra a Covid-19. Em alguns lugares do país, a ausência dela no rosto pode implicar em multa.

Professores e alunos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP elaboraram o guia Máscaras: o que devemos saber para nos proteger?. Há orientações para as pessoas que estarão mais expostas ao coronavírus — veja os principais lugares em que o risco de contágio é maior.

Veja também: 

Segundo o jornal da Usp, a professora Maria Aparecida Miranda de Paula Machado, do Grupo Atenção Primária à Saúde, afirmou que, para elaborar o guia, a equipe fez “um exercício de empatia para se colocar no lugar dos vários profissionais, pensar como seria o uso da máscara diante das atividades realizadas e nos cuidados para que não ocorra a contaminação nas relações com outras pessoas”.

Há orientações para trabalhadores de cozinhas, recepcionaistas, caixas, frentistas, corretores, porteiros de condomínio, motoristas de transporte público coletivo (como ônibus) e privado (como táxis e motoristas de aplicativo).

No caso dos entregadores dos serviços de delivery, por exemplo, a recomendação é trocar a máscara por outra quando ficar úmida, com cerca de duas horas de uso ou se estiver suja. Já os garis nunca devem manipular sacos de lixo sem máscara e luva, pois o vírus pode permanecer na superfície desses materiais durante muitas horas.

Funcionários de cozinha devem manter as máscaras mesmo se estiverem sozinhos durante o trabalho para não contaminar os alimentos. Recepcionistas devem, além do uso da máscara, manter uma distância de pelo menos 1 metro das outras pessoas.

Quem trabalha como caixa deve usar a máscara e permanecer atrás do separador de ambientes para não entrar em contato com o cliente — deve-se ainda lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel (concentração 70%) sempre que receber notas e moedas.

Veja também: