Se precisou sair de casa, o que fazer para evitar o coronavírus?

O isolamento social prevê a restrição de contato entre pessoas e a presença em ambientes externos para conter a disseminação do novo coronavírus e o número do de pessoas com a Covid-19. Desta forma, hospitais podem dar conta dos atendimentos urgentes. Por isso, a recomendação é para que todos evitem sair de casa sempre que possível.

Serviços essenciais como supermercados, farmácias e restaurantes (com esquema de entrega), além de transporte, por exemplo, seguem em funcionamento. Mas o ideal é planejar-se para sair o mínimo possível ?EUR” tente organizar-se com a ajuda de um parente ou vizinho e dê preferência para serviços online.

Veja também:

Se você precisar sair de casa, use máscaras caseiras (clique e aprenda a fazer a sua) e evite tocar o seu rosto. Leve álcool gel 70% com você ou lave as mãos com água e sabão sempre que possível.

Fique atento também para as recomendações para a sua volta para casa, evitando o contágio pelo novo coronavírus. A primeira medida é tirar os sapatos, se possível, fora de casa (ou coloque-os em sacos plásticos até o próximo uso). A médica Ana Escobar, autora do e-book Fique em casa com segurança: dicas práticas , lembra ainda que o ideal é usar calçados com sola de borracha, que podem ser lavados com água e sabão. Tente usar sempre o mesmo sapato para sair.

Sempre que possível, lave as mãos com sabão por 20 segundos ou use álcool 70% para higienização. Quando sair de casa, ao voltar o ideal é sempre tomar um banho, lavando os cabelos, e lavar as roupas usadas ?EUR”as peças podem ser lavadas com outras roupas normalmente, com sabão em pó comum. As bolsas também devem ser limpas (no caso de couro, use água e detergente neutro com um pano para não danificar a peça).

Não se esqueça de limpar também os cartões bancários usados nas compras — evite usar dinheiro em espécie. Outra peça importante é a máscara usada, que deve ser lavada, ficando de molho por pelo menos 20 minutos em água e sabão. Se você fez compras ou trouxe alimentos de fora, veja os cuidados recomendados para higienização de embalagens, frutas e verduras.

Se vai usar elevadores, prefira embarcar com pessoas do seu grupo familiar, evitando o contato com vizinhos. Tente usar o cotovelo ou algum objeto descartável, como um palito de dente ou um cotonete, para acionar o andar ?EUR” o objeto deve ser limpo em seguida.

No caso do transporte público, faça o ?EURoeuso silencioso?EUR?, ou seja, evite conversar com outros passageiros ou usar o telefone.

Chaves, maçanetas e interruptores de luz

É importante limpar as chaves de casa, as maçanetas e os interruptores de luz pelo menos uma vez por dia, seja com água e sabão, detergente ou álcool 70%. Produtos de limpeza ?EURoemultiuso?EUR? ou a base de cloro também servem para a limpeza destas áreas e objetos.

Até mesmo o telefone celular deve ser higienizado, mas com álcool isopropílico, e não gel, já que ele tem resíduos e pode danificar o aparelho. Vale a mesma recomendação para o teclado do computador, o monitor e o mouse — todos os eletrônicos devem estar desligados durante a higienização para não danificar os aparelhos.

Veja também: