Trombose x Covid-19: Entenda qual a relação

A relação entre a trombose e a Covid-19, a doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), já é estabelecida. Ela se relaciona de forma que a infecção viral pode causar problemas no processo de coagulação do sangue. Em especial, nos vasos sanguíneos menores. Por isso, pode causar trombose.

Leia também: Obesidade aumenta em até 108% risco de intubação por COVID-19

Trombose x Covid-19: Como se relacionam

A relação entre a coagulação e a doença do novo coronavírus é o que pode levar à ocorrência de trombose nos casos mais graves da Covid-19. Em resumo, a trombose é a formação de coágulos no corpo, especialmente nas pernas e nas veias. No entanto, diferente da maior parte dos casos de trombose, em uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) foi registrada a formação de coágulos em pequenos vasos localizados embaixo da língua de pacientes internados com quadro grave de Covid-19. Para a pesquisa, analisaram 13 pacientes em estado grave. Dentre eles, 11 tiveram trombose.

Não só, outro estudo da USP comprovou que a mesma doença também pode causar trombose nas veias do cérebro. Por isso, as tromboses que a doença induz são chamadas de microtromboses, uma vez que elas atingem principalmente pequenos vasos. 

E o que causa isso exatamente?

Pesquisadores acreditam que a infecção pelo novo coronavírus pode ser capaz de induzir um estado pró-trombótico em que ocorre a hiperativação das proteínas que fazem a coagulação. Isso se dá principalmente em pacientes em estado grave: a trombose ocorre em 30% dos pacientes com Covid-19 nos Centros de Terapia Intensiva (CTI).

Além disso, a coagulação também pode acontecer em razão da desregulação das citocinas que a doença pode causar: a Síndrome de Liberação de Citocinas (“tempestade de citocinas”). Basicamente, as citocinas, cuja produção se dá pelas células do sistema imune inato e do adaptativo, são proteínas importantes para a imunidade. Dessa forma, o vírus e a desregulação que causa podem resultar em respostas imunes perigosas. Por fim, causa o aumento da letalidade da doença, assim como pode causar a trombose.

Sendo assim, o coronavírus é mais que uma doença que atinge o sistema respiratório: na verdade, trata-se de uma doença inflamatória que pode impactar muitas partes do corpo. Por exemplo, a insuficiência cardíaca pode ser a causa da morte em casos de Covid-19.

Leia mais: 82% dos pacientes de covid-19 têm falta de vitamina D, diz estudo

Sinais de trombose que merecem atenção

  • Calor nas pernas
  • Dores
  • Inchaço no corpo
  • Coloração vermelho ou roxa na pele
  • Endurecimento da pele e rigidez da musculatura

 

 

 

%d bloggers like this: