Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

A vacina contra a gripe ainda está disponível nos postos de vacinação e unidades básicas de saúde não apenas para os grupos prioritários, mas também para toda a população. A imunização está disponível até o fim dos estoques.

A recomendação é para que as pessoas entrem em contato por telefone com a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para checar a disponibilidade da vacina antes de se deslocar. Em muitas delas, a vacina ainda é dada ao ar livre, para evitar a transmissão da Covid-19.

A vacina não protege contra o novo coronavírus. Ela evita a contaminação por outros tipos de vírus que causam gripe que circulam no Brasil nesta época. Desta forma, é mais fácil saber se a pessoa tem a Covid-19, já que ela foi imunizada para outros tipos de vírus da gripe, que costumam apresentar sintomas semelhantes aos do coronavírus.

Neste ano, as doses da vacina são constituídas por três cepas do vírus Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Seja na rede pública ou na privada, tome alguns cuidados básicos: lembre-se de tomar todas as medidas de higienização e de manter o distanciamento de cerca de 2 metros em caso de fila. Evite conversar com as pessoas e vá de máscara caseira. Não cumprimente conhecidos ou os profissionais de saúde com o toque. Se possível, procure tomar a vacina em horário de menor movimento.

Campanha de vacinação contra o sarampo

Até 31 de agosto, adultos com idade entre de 20 a 49 anos também devem tomar a vacina contra o sarampo. Ela pode ser aplicada junto com a vacina contra a gripe.

A doença é grave e de alta transmissibilidade. Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas que não estejam imunes. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Veja também: