Yoga para crianças e adultos alivia o estresse e envolve a família

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Com as mudanças na rotina provocadas pela quarentena, muitas crianças estão mais estressadas e ansiosas em casa. O impacto é compreensível, já que os pequenos perderam o contato com os amigos, o ritmo das aulas e até mesmo as brincadeiras que gostavam mais. Que tal aproveitar os momentos livres em casa para fazer um pouco de yoga para crianças e adultos? Assim, todo mundo relaxa, desacelera e faz uma atividade diferente.

O site de saúde e bem-estar Cuidaí listou uma série de motivos para incentivar pais e filhos iniciantes a começar a praticar yoga em casa. Além de desenvolver a consciência corporal, os exercícios ajudam a ensinar a usar o corpo de um modo mais saudável, a controlar o estresse por meio da respiração e até da meditação, aumentam a concentração e a confiança. E acredite: por mais difíceis que os exercícios pareçam, não são impossíveis — podem até ser divertidos, já que tem relação com flexibilidade e equilíbrio.

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Mas o que é yoga? O Cuidaí explica que é uma prática tradicional originada na Índia. A Hatha Yoga é indicada para iniciantes, com as poses e técnicas de respiração mais básicas. A Ashtanga Yoga é mais elaborada e envolve a sincronização de postura e respiração.

Se você não tiver o tapete de Yoga, pode improvisar com um tapete comum (a ideia é não ficar com o corpo em contato direto com o chão para não machucar). Os tais bloquinhos usados em alguns exercícios podem ser substituídos por livros, por exemplo, ou até mesmo almofadas de sofá. Lembre-se de usar roupas confortáveis, mas não muito largas — aqui vale ficar descalço.

Como envolver as crianças na yoga?

O truque é tornar a atividade mais lúdica e criativa, envolvendo até mesmo a contação de histórias no caso de crianças mais novas. Entre as opções está associar os movimentos do corpo aos animais ou aos elementos da natureza, por exemplo.

As posturas de equilíbrio devem ser feitas de forma mais divertida – e é preciso deixar claro que não há problema se a criança não conseguir praticá-las.

A ideia não é criar pressão, e sim mostrar que ela pode tranquilizar a mente enquanto desenvolve a força e a concentração. Outro ponto importante é respeitar as limitações do corpo (e a dica vale para crianças e adultos).

Aproveite para ensinar também alguns exercícios de alongamento e respiração profunda. Além de ajudar a reduzir a ansiedade, pode despertar a capacidade de a criança relaxar mais facilmente.

Para praticar yoga em casa, conte com as transmissões ao vivo que muitos instrutores têm feito e até mesmo com aplicativos, como o Zen (para Android e iOS), o 5 Minute Yoga Workouts (Android e iOS) e o Daily Yoga (Android e iOS). Outra opção são os canais no YouTube Yoga para Crianças e o de Cris Pitanga, Meditação e Yoga para Crianças.

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